6 Dicas para Você Melhorar a Produtividade no Trabalho

2 Comments
tempo produtividade no trabalho

Produtividade no Trabalho é algo que qualquer pessoa, seja ela empregado ou mesmo o dono do negócio, devem buscar melhorar ao máximo. “Tempo é dinheiro.” Com certeza você já ouviu bastante essa frase. 

No mundo que vivemos, cada dia mais, a quantidade de tarefas que precisamos realizar ao longo do dia vem aumentando. Se você não for uma pessoa organizada, e não usar certas ferramentas que temos acesso hoje em dia, com certeza sua performance será baixa.

 

Diversas ferramentas disponíveis nos permite executar tarefas de forma rápida, aumentando nossa produtividade no trabalho, e sobrando mais tempo para realizar outras tarefas, ou usar esse tempo para lazer com amigos e família.

Com o avanço tecnológico, o uso de smartfones, tablets, etc.,  temos acesso a milhares de aplicativos, que podem nos ajudar bastante, ou não. Na verdade, toda essa tecnologia é uma “faca de dois gumes”.

Por um lado pode nos ajudar bastante aumentando nossa produtividade no trabalho, mas por outro lado, é responsável por nossa perda de tempo. O telefone hoje em dia é um mundo de distrações, onde temos na ponta dos dedos, e de fácil acesso, as mais diversas redes sociais, e-mails, whatsapp, etc.

 

Todo cuidado é pouco, temos que nos policiar para não ficar o tempo todo vendo as notificações do whatsapp ou o que nossos amigos postaram no Facebook. A tentação é muito forte e muito difícil de controlar.

 

Você tem que estar muito focado e determinado para não cair nessas armadilhas.

 

Quem trabalha dentro de casa, sabe melhor do que ninguém como é importante conseguir organizar o tempo, para que as rotinas caseiras não atrapalhem o andamento do trabalho.

 

Vou te dar 6 dicas para você melhorar sua produtividade no trabalho. Espero poder ajudar de alguma forma.

 

 

PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

 

# 1 – ORGANIZAÇÃO DAS TAREFAS

keep chrome produtividade no trabalho

Organizar todas as atividades principais que tem para fazer é fundamental para que, não apenas você tenha noção mais clara de tudo que tem para realizar, mas também para que você esvazie um pouco sua cabeça.

 

Existem várias formas de você organizar essas tarefas. Pode ser uma lista no papel, uma planilha no computador, no celular, ou no local que você tenha fácil acesso. Não importa o método que esteja usando. O importante aqui, é realmente usar uma lista.

Desta forma você não vai esquecer nada, e pode se organizar de acordo com suas prioridades e atividades.

 

Eu utilizo o Keep, um aplicativo do Google para organização, a partir de listas de tarefas.

Como utilizo contas de e-mail do Google (Gmail), e acesso tanto do computador como do celular, fica super fácil de usar. Todos os dados sincronizam automaticamente nas várias plataformas.

Alem de conseguir escrever e criar listas, com o Keep você consegue também gravar notas de voz. Por várias vezes estou andando na rua, lembro de algo, e apertando um único botão no celular, eu salvo a informação para anotação posterior.

 

 

# 2 – CONTROLE DO TEMPO

tempo produtividade no trabalho

É muito importante você conseguir balancear as horas em que fica focado no trabalho e no momento de descanso.

 

É recomendável um intervalo de 10 a 15 min para cada 1 hora e meia de trabalho.

Não é recomendável que trabalhe até ficar exausto ou estressado. Você precisa estar com a mente tranquila para poder produzir mais e melhor.

 

 

# 3 – REDES SOCIAS E CHATS

redes sociais produtividade no trabalho

Este é o grande vilão de baixa produtividade da maioria das pessoas. Quem resite a dar uma olhada no Facebook para ver “o que está rolando por ai”?

 

E as notificações do WhatsApp que pipocam a todo instante? Além dos parentes e amigos, participamos de diversos grupos, dos mais diferentes assuntos. Se não tomarmos cuidado, ficamos o dia todo olhando as mensagens que não param de chegar.

 

Se você quer melhorar sua produtividade, você tem que ter força de vontade e coragem para dar um tempo. Principalmente com relação ao celular. Tente ao máximo silenciar as notificações, ou mesmo desligar o aparelho em momentos que precisa de uma concentração maior.

 

Saiba separar aquilo que é trabalho daquilo que é lazer.

Acesse somente em determinados horários, dentro de seu momento de descanso.

 

 

# 4 – INTERNET

internet produtividade no trabalho

Para quem trabalha direto no computador, é muito comum deixar várias abas do navegador abertas, com os mais diversos sites que costuma acessar ao longo do dia, para facilitar as tarefas.

Isto porém é um grande problema para produtividade.

 

Você começa a realizar uma tarefa importante numa planilha ou texto, por exemplo. De repente, sem se dar conta, você já está dando uma “olhadinha” no Facebook.

Daqui a pouco está vendo as notícias mais recentes e assim por diante.

 

Pare com isso! Você tem que estar focado no seu trabalho durante o tempo necessário, sem se distrair com outras coisas.

Quem trabalha em home office, acessa tanto assuntos de trabalho como de lazer (Facebook, sites de notícias) pelo mesmo computador. É muito fácil se distrair.

 

Eu uso um truque muito simples, que funciona bem demais:

Com certeza você tem mais de um navegador instalado no computador. Tente dividir e organizar: deixe todos os sites que acessa por lazer em um navegador, e tudo que é de trabalho em outro.

 

Simplificando:

Tenho no meu computador o Internet Explorer, o Firefox e o Chrome.

O Internet Explorer não uso.

O Firefox uso para salvar e acessar sites de lazer e uso pessoal.

O Chrome uso exclusivamente para salvar e acessar sites de trabalho.

Desta forma, quando estou trabalhando, abro apenas o navegador Chrome, e acesso os sites que são importantes para meu trabalho.

 

 

# 5 – MAPAS MENTAIS

Se você nunca ouviu falar em mapas mentais, você deve estar achando estranho. Não se preocupe, não vou falar de telepatia, e nem de fenômenos paranormais.

 

Essa é uma ferramenta extremamente útil na gestão de informações e conhecimento. Ajuda na compreensão e solução dos problemas, na memorização e aprendizado, e principalmente, como ferramenta de brainstorm.

Qualquer que seja sua atividade, com certeza você tem que se envolver com novas ideias e projetos. Para isso, organizar o pensamento é fundamental.

 

Os mapas mentais procuram representar em detalhes, todo o relacionamento entre informações que normalmente estão fragmentadas. Com os mapas mentais você consegue organizar e ilustrar ideias e conceitos, deixando tudo mais palpável.

 

Você pode fazer mapas mentais numa folha de papel ou no computador.

Você encontra na internet uma série de sites com aplicativos de Mapas Mentais muito interessantes. Alguns gratuitos e outros com recursos mais sofisticados, neste caso pagos.

Eu utilizo o MindMeister, que tem também aplicativo para celular. Dá uma olhada lá. Tenho certeza que você vai conseguir organizar suas ideias de forma mais clara.

 

 

# 6 – O FEITO É MELHOR QUE O PERFEITO

feito melhor que perfeito produtividade no trabalho

É muito importante que você sempre faça o melhor que puder numa tarefa. Mas você não pode estar obcecado para que tudo saia perfeito.

 

O perfeito não existe. Não seja muito exigente, colocando metas que serão inalcançáveis, ou ainda que o preço (tempo?) seja muito alto pelo benefício que terá.

Coloque os pés no chão. É preferível você ter algo de qualidade, num prazo razoável, do que algo perfeito, que provavelmente nunca será concluído.

 

Essa é uma das frases que o Mark Zuckerberg (Facebook), costuma falar com uma certa frequência nas entrevistas – “Done is better than perfect” (O feito é melhor que o perfeito).

 

 

 

Você já tem algum blog ou site no seu negócio?

Quer se informar um pouco mais sobre Planejamento para iniciar um?

Veja alguns artigos que escrevi em:

http://blognapratica.com/planejamento/

 

Então, esse artigo sobre Produtividade no Trabalho foi útil pra você? Deixe aqui abaixo algum comentário.

 

Fundador do blog na prática. Meu objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível a entrar no mundo digital, e transformar seu blog, num negócio de sucesso.

Assine nossa newsletter!

2 Comments
  • Tinha muita dificuldade para organizar o meu trabalho. Tenho um blog, http://www.casapop.com.br, e depois que li esta matéria, consigo gerenciar melhor o tempo e determinar o que é prioridade no dia-a-dia. Parabéns pela qualidade do texto e pelas ótimas dicas. Vou recomendar com certeza.

    • Que bom que gostou Márcia! Boa sorte no seu projeto.

More from our blog

See all posts