Nicho de Mercado – A Verdade que Ninguém te Conta

No Comments
Nicho de mercado - blog na pratica

Nicho de Mercado

A verdade é que ninguém te conta que escolher o nicho de mercado é a decisão mais importante para o seu negócio. Vai fazer toda diferença você conseguir enxergar se existem oportunidades concretas de gerar negócios nesse nicho em que quer atuar. Se não, seu pretenso “negócio”, pode se transformar apenas numa perda de tempo, ou um hobby.

 

Se você está lendo esse artigo, é por que está querendo dar o primeiro passo para entrar no mundo online. A primeira decisão a ser tomada, é a escolha do Nicho de Mercado em que vai atuar.

É uma decisão importante que você vai tomar. Pense bem, pois se tomar uma decisão errada logo nesse inicio, poderá se arrepender bastante lá na frente.

Vou te dar algumas dicas para diminuir seus riscos na hora de tomar essa decisão.

O fundamental, é que esse nicho seja algo realmente que você AME. Não escolha um nicho de mercado para trabalhar, apenas porque acha que é legal, ou acha que pode dar um bom dinheiro. Será mais fácil ter sucesso fazendo algo que te dê prazer.

Pense que é algo que você vai respirar, vai se dedicar diariamente, nos próximos meses e anos, se tudo der certo (e queremos que dê certo, concorda?).

 

 

#IDENTIFICANDO O PÚBLICO

nicho de mercado - publico

Para você que quer montar um negócio online, criar uma marca e ganhar dinheiro, essa é a fase mais importante do projeto.

Nicho de mercado nada mais é do que uma segmentação de um mercado maior.

Por exemplo: Vamos supor que você tenha afinidade com a área de saúde e queira trabalhar nesse nicho. Você pode ter nichos de mercado como:

  • Viver com saúde
  • Emagrecer com saúde
  • Evitando Diabetes
  • e por aí vai…..

São assuntos específicos dentro da área de saúde. E você pode segmentar todos os tipos de mercado.

 

 

#ENVOLVIMENTO

nicho de mercado - envolvimento

Mas não basta você escolher um nicho de mercado que você AME. Somente isso não é garantia que você terá sucesso e que você vai ter excelentes resultados.

Tem aqueles chavões que falam: “Faça o que você ama, que o dinheiro vem como consequência”. Ou aquele que fala “Transforme aquilo que você mais gosta no seu negócio”.

Na internet a coisa não é exatamente assim. Você precisa se envolver, interagir com seu cliente. 

 

 

#AS DORES DO SEU PÚBLICO

dores do publico - nicho de mercado

Definido o nicho de mercado, a primeira coisa que deve fazer é estudar bastante o mercado que quer entrar. Tente ver as oportunidades que existem e podem ser exploradas.

O que as pessoas estão precisando? Em que você pode ajudar?

Ao identificar o que o público está precisando, você vai poder desenvolver artigos e produtos que sejam de seu interesse.

Tem que estar bem claro para você, qual o perfil desse seu cliente, e saber exatamente o que ele necessita, e em seguida entregar para ele a solução ideal.

E quando falo em entregar solução, é realmente entregar algo de valor. Algo que seu público estaria disposto a pagar. É importante você avaliar se realmente pode ser rentável.

Não sendo rentável, nada mais é do que um hobby na internet.

 

 

#AUTORIDADE

autoridade - nicho de mercado

Agora, para entregar a solução. você deve dominar o nicho de mercado que quer trabalhar. Ou seja, deve entender daquilo que está falando. O ideal é que você seja um expert no assunto, para se tornar referência no mercado.

Você não domina o assunto? Calma, não se desespere. Nem tudo está perdido. Estude e se qualifique para poder atender o seu público.

 

 

#ANALISE

analise - nicho de mercado

Outros fatores importantes a considerar:

O tamanho do nicho de mercado. Ou seja, a quantidade estimada de pessoas que compõe o seu público.

A competição que existe no mercado. Analise os concorrentes. Faça uma pesquisa no Google.

Será que nesse Nicho de Mercado vou conseguir ganhar dinheiro ($$$)?

 

 

#AUDIÊNCIA

audiencia - nicho de mercado

Depois que você tiver seu blog pronto, para que ele possa gerar receita de alguma forma, você deve ter um público na internet buscando pelo seu conteúdo ou produto. Se pouca gente procura pelo nicho de mercado que escolheu, talvez não tenha sido uma boa opção.

Existem algumas formas simples e gratuitas de você medir um pouco melhor o tamanho de seu público.

Google e YouTube – Faça uma busca sobre o nicho que quer trabalhar. Você vai ver a quantidade de resultados que vão aparecer, vai identificar a concorrência, e diversas outras informações relevantes do mercado.

 

 

 

RESUMINDO:

resumindo - nicho de mercado

Os pontos principais que falamos acima:

#1 – Você não precisa amar, mas quanto mais você gostar do que vai fazer, mais fácil conseguirá obter resultados positivos.

#2 – Esteja claro para você o quanto você sabe deste mercado. Se não é um expert, procure fazer cursos, estudar, e estar bem qualificado.

#3 – Procure ver as reais necessidades do seu público. Será que estariam dispostos a comprar seu produto ou ler seu artigo?

Em outras palavras:

  • Analise o mercado
  • Se qualifique
  • Busque oportunidades de negócios

 

 

Esse é o primeiro artigo que escrevo aqui no blog. Espero que tenha ajudado de alguma forma na sua tomada de decisões. Vou te ajudar a criar um negócio online de forma rentável.

Quer ler mais sobre Planejamento? Veja outros artigos que escrevi clicando no link abaixo:

http://blognapratica.com/planejamento/

 

Esse artigo foi útil pra você? Deixe aqui abaixo algum comentário.

Fundador do blog na prática. Meu objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível a entrar no mundo digital, e transformar seu blog, num negócio de sucesso.

Assine nossa newsletter!

More from our blog

See all posts