Como Escolher o Template Perfeito para o seu Blog

No Comments
template - blog na pratica

Template Perfeito

Não sabe por onde começar? Eu vou te ajudar a definir os principais critérios de como escolher o template perfeito para o seu blog.

O design do blog é um fator fundamental para o seu sucesso. Ou seja, um layout ruim pode colocar todo o seu trabalho a perder. Hoje em dia é possível montar um blog de altíssima qualidade, com um visual super profissional, em muito pouco tempo, e com muito pouco investimento. Nunca foi tão fácil escolher o template perfeito para seu blog.

Não tenho dúvida de que o design é um fator decisivo, que vai influenciar bastante no tempo de permanência do seu público no blog, gerando muito mais resultados.

 

Utilizando o WordPress (ainda tem dúvidas quanto a isto? Dá uma olhada nessa matéria), você vai poder escolher entre milhares de opções. Existe hoje na internet uma infinidade de empresas que oferecem templates, para WordPress, de qualidade. Se procurar no Google, você vai achar dezenas.

 

Vou te dar 5 dicas para ajudar nessa etapa:

 

#1 – ONDE ENCONTRAR O TEMPLATE PERFEITO?

blog-na-pratica template perfeito

O template do blog na prática foi comprado no themeforest. Talvez seja o local onde você vai encontrar a maior quantidade de templates disponíveis, de alta qualidade e com preços bem acessíveis. Nesse momento que estou escrevendo o artigo já existem mais de 20.000 opções de template.

Há alguns anos atrás, se quisesse um site com layout bacana, você teria que contratar uma empresa para desenvolver, e te custaria alguns milhares de reais. Hoje em dia é muito barato, pois a empresa desenvolve o template, e revende para dezenas e milhares de pessoas como você.

A propósito, nesse link abaixo você vai encontrar todas as ferramentas que usei para criar este blog. 😉

http://blognapratica.com/o-que-eu-uso/

 

Além do themeforest, você pode encontrar ótimos templates nos links abaixo:

MyThemeShop

Themefy

TeslaThemes

A qualidade e preços dos templates acima são bastante similares. Pesquise.

Leve em consideração a quantidade de pessoas que já compraram o tema e se o tema vem sendo atualizado. Visite os foruns de discussão e veja o que as pessoas que compraram comentam. Se ficou em dúvida se vai te atender em alguma necessidade específica, pergunte ao desenvolvedor, no fórum de discussão.

O importante é você não se precipitar e comprar o primeiro bonitinho que viu pela frente. Gaste um tempo nessa análise.

 

 

#2 – O LAYOUT

layout template perfeito

Como falei anteriormente, são milhares de opções que você tem para escolher. A primeira coisa é você imaginar o “tipo” de site que quer ter. Se é um site institucional para uma empresa, um blog pessoal, um portfolio dos seus trabalhos ou mesmo uma loja virtual.

Com isso em mente, você vai começar a selecionar aqueles com as características que mais te agradam. Você vai encontrar algumas ferramentas nesses sites onde vai conseguir filtrar diversas questões, que vão te auxiliar bastante na escolha.

Dica: Pense pelo lado do seu público. Se é um público jovem, busque um template mais moderno. Para executivos talvez um layout mais formal seja o ideal.

 

 

#3 – CUSTOMIZAÇÃO

customização template perfeito

Lembre-se que você não tem conhecimento técnico de html, código fonte, etc. (nem precisa ter, fique tranquilo). Na hora de escolher o tema, veja aquele que se adapte “como uma luva” às suas ideias. Pense em todos os recursos que acha necessário, e busque aquele que traz as melhores opções de personalização.

Nos temas customizáveis, você vai conseguir utilizar diversos recursos extras de integração com redes sociais, formulários de contato, etc.

Dica: Caso o template que goste não tenha determinado recurso que necessita, você poderá adicionar plugins para tais funcionalidades.

 

 

#4 – RESPONSIVO

template perfeito responsivo

Não conhecia essa palavra? Tudo bem. Ninguém nasceu sabendo.

Responsivo é o termo usado para o template que se adapta de acordo com o tamanho de tela do usuário. Ou seja, se as pessoas acessarem seu blog de um computador, tablet ou smartphone, o layout vai se adaptar para aquele tamanho de tela, proporcionando a melhor experiência para o usuário.

Esse é um requisito fundamental nos dias de hoje. Cada vez mais as pessoas acessam sites de dispositivos móveis. Seu site tem que estar preparado para isso.

Dica: Ser responsivo para um site, passou a ser característica fundamental para o rankeamento no Google. O Google está previlegiando sites responsivos nas buscas em dispositivos móveis. Você não pode ficar de fora dessa!

 

 

#5 – SEO

seo template perfeito

Se você não sabe o que é, pelo menos já deve ter ouvido falar nesse termo.

O SEO (Search Engine Optimization) é um termo que se refere a um conjunto de técnicas que visam um melhor posicionamento de seu site nos motores de busca (como Google, Yahoo, Bing, etc.). Ou seja, faz com que, quando um usuário digita alguma palavra chave nesses mecanismos de busca, a sua página apareça entre os primeiros resultados. Isto quer dizer, nos melhores posicionamentos da busca.

Estar nos primeiros posicionamentos do Google em determinadas palavras chaves para você, pode ser um fator determinante se seu blog vai ter sucesso ou não.

Na hora de escolher o tema, analise se ele é amigável para SEO. Você poderá instalar também um plugin para facilitar esse trabalho de SEO.

 

 

Quer ler mais sobre Planejamento? Veja outros artigos que escrevi no link abaixo:

http://blognapratica.com/planejamento/

 

Esse artigo foi útil pra você? Deixe aqui abaixo algum comentário.

 

Fundador do blog na prática. Meu objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível a entrar no mundo digital, e transformar seu blog, num negócio de sucesso.

Assine nossa newsletter!

Fields marked with an * are required

More from our blog

See all posts